quarta-feira, 21 de maio de 2014

Trabalhando Artes no Ensino Fundamental 1

Como trabalhar a Arte Contemporânea com os alunos do Ensino Fundamental?



Professora Marly
Uma boa maneira de introduzir o assunto é permitir que as crianças tenham contato com produções de artistas contemporâneos. Depois disso, pode-se desenvolver discussões sobre o que cada obra comunica, estimulando-as a formular hipóteses que digam respeito às ideias que os artistas quiseram apresentar com seus trabalhos. Após as primeiras impressões, é fundamental estudar as possibilidades de compreensão da obra: procedimentos empregados, materiais utilizados, elementos constitutivos, poética e conceitos. Ao mesmo tempo, é essencial propor laboratórios de criação com desafios nos quais os alunos experimentem a linguagem que os artistas estudados já utilizaram, encontrando espaço para a expressão pessoal. O ideal é orientar a turma para que perceba os conteúdos e as singularidades das obras, buscando trazer a inquietude que há nelas. Não adianta querer classificá-las, já que as modalidades da arte atual não têm características delimitadas nem uma linha divisória tão clara quanto às de épocas anteriores, o que dificulta essa tentativa.

PLANO DE AULA - ENSINO FUNDAMENTAL


EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

"Todos sabemos que a arte não é verdade. Ela representa a mentira que nos faz perceber a verdade; pelo menos a verdade que nos é dado entender." (Pablo Picasso)

OBJETIVOS GERAIS

* Através do ensino das Artes, desenvolver o potencial criador do educando e levá-lo a compreender as diversas modalidades envolvidas (Artes Plásticas (Artes Visuais), Artes Cênicas (Teatro, Mímica), Música (Dança – Expressão Corporal) e Desenho (Geométrico, Técnico e Livre));
* Concorrer para formação harmônica e integral do aluno, oportunizando situações de: percepção, conhecimento, criatividade e expressão, trabalhando o lúdico do universo infantil;
* Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando à própria produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando à própria produção e a das colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;
* Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e observando as produções presentes, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos;
* Observaras relações entre o homem e a realidade, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando a arte de modo sensível;
* Compreender e saber identificar os aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista;
* Através do ensino das Artes, desenvolver o potencial criador do educando e levá-lo a compreender as diversas modalidades envolvidas (Artes Plásticas (Artes Visuais), Artes Cênicas (Teatro), Música (Dança – Expressão Corporal) e Desenho (Geométrico, Técnico e Livre));
* Levar o indivíduo a compreender e apreciar a Arte como importante meio de expressão e comunicação;

* Desenvolver no educando a atenção, percepção, concentração, raciocínio, criatividade, imaginação, sensibilidade e emoções;
* Trabalhar individualmente e em grupo para desenvolver a socialização do indivíduo;
* Trabalhando com o ensino das Artes, levar o educando a desenvolver a coordenação motora, coordenação motora fina, lateralidade, noção espacial (localização – Espaço e tempo), acuidade visual;
* Reconhecer materiais diferenciados, interagindo com os mesmos (papeis, tintas, lápis de cor, giz, hidrocor, etc).


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Pintura – desenho dirigido, desenho livre, desenhos com as principais datas comemorativas, trabalhos com as principais datas comemorativas, técnicas de pintura, pintura a guache, xilogravura, baixo e alto relevo;
* Trabalhar as datas comemorativas de forma contextualizada;
* Releitura de obras de arte – pintores renomados;
* Teoria das cores – Primárias, Secundárias, Terciárias, Quentes, Frias, Neutras, Policromia Monocromia, matizes, etc.;
* Dobraduras – Origami e Kirigami;
* Recorte e Colagem diversos;
* Artes Cênicas – músicas educativas, enquête (pequenas dramatizações, mímicas).
* Introdução ao desenho geométrico - conhecendo formas geométricas simples, utilização de régua e compasso, de acordo com idade/série do educando;
* Simetria e Assimetria, perímetro, área, trabalhando figuras planas;
* Planificações, figuras tridimensionais e bidimensionais, arestas, vértices e faces;
* Frações com colagens;
* Espaço e forma (cubo, quadrado, triângulos, retângulos, pirâmides, paralelepípedos, esferas, círculos, cones, cilindros;
* Arte figurativa e abstrata;
* Linha e forma: retas, curvas sinuosas e mistas;
* Mosaico com revistas, recorte e colagem;
* Ampliação e redução;
* Valorização da reciclagem e o respeito do nosso meio ambiente;
* Folclore, Lendas e Mito;
* Texturas;
* Legendas com símbolos, formas, cores, números e letras;
* História em quadrinhos, teoria, construção, criação;
* Onomatopéia;

ESTRATÉGIA

* Atividades diversificadas, sendo todas trabalhadas em sala de aula;
* Trabalhar em grupo e individualmente, com o auxilio do professor de artes e respaldo do professor de sala.



PROJETOS

Título: Orquestra na Escola.
Público Alvo: 1ºs, 2ºs, 3ºs anos e 3ªs séries.

OBJETIVO GERAL
* Desenvolver o hábito e costumes, pela música clássica de forma sincronizada;
* Envolver o conhecimento da música entre os alunos, enfatizando os instrumentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* A criação do senso comum à música clássica e a interação dos instrumentos;
* Reconhecer os diversos tipos de instrumentos;
* Socialização entre as partes, alunos de ano/séries diferente.

ESTRATÉGIAS

* Pesquisa de campo com os alunos;
* Orientar as crianças em relação à música clássica e a sua importância;
* Procurar e pesquisar a diversidade musical;
* Demonstrar através de áudio visuais, CD´s, panfletos e filmes que componham uma orquestra e seus instrumentos.

AVALIAÇÃO

* Observação direta e indireta;
* Participação e avaliação contínua;
* Desempenhos desenvolvidos individualmente e coletivamente.


EXPOSIÇÕES:

* Exposição das atividades realizados pelos educando de todas as anos/séries da unidade escolar durante o ano letivo, releitura de obras com Romero Brito, Tarcila do Amaral, Trabalhos com Geometria e reciclagem
* Valorização das atividades do educando;
* 1ºs ano: Releitura de Obras de Arte – ROMERO BRITO;
* 2ºs ano/3ºs anos: Releitura de Obra de Arte – TARCILA DO AMARAL;
* 3ªs série: Xilogravura, alto e baixo relevo;
* 4ªs série: Retas de Fazem Curvas – TRABALHANDO GEOMETRIA e releitura de Obras de Arte Trabalhando Retas com Romero Brito.

AVALIAÇÃO

* Participação;
* Responsabilidade;
* Interesse;
* Capricho e limpeza;
* Auto-avaliação.

PS: Os conteúdos serão aplicados de acordo com o ano/série do educando, sendo eles flexíveis visando às necessidades existentes de nosso alunado.

Atividades para aulas de Artes


TINTA SURPRESA.
Papel laminado fazer pingos de tinta, dobrar a folha ao meio em seguida abrir para ver o desenho que se formou.


PINTURA AGUADA
Deixar o crepom de molho na água e utilizar esta solução como tinta.
DAR UM PEDAÇO DE BARBANTE PARA COLAR COMO QUISER. 
Depois passar a tinta guache

PAPEL DOBRADURA COLORIDO. 
Desenhar com canetinha.
PALITOS DE SORVETE.
Colar palito de sorvete e completar. 
Fazer mintagens com palitos e colar numa sulfite Exemplo: Uma casinha. 
PAPEL LAMINADO COLORIDO.
Desenho usando álcool. 

PAPEL CAMURÇA COLORIDO.
Desenhar com giz de cera. No papel escuro usar giz claro e vice-versa.
COLAR ESTE PAPEL NUMA SULFITE COLORIDA. 
DESENHO NA LIXA .
Depois de pronto colar esta lixa em uma cartolina.

DESENHo COM COLA E  AREIA COLORIDA.
Desenhar com a cola, antes de secar jogar areia. 

GIZ BRANCO OU COLORIDO:
Desenhar no chão. 
Desenhar com giz na sulfite molhando na cola antes. 

PINTURA COM COLA COLORIDA

PINTURA COM ASSOPRO
Colocar uma pequena porção de tinta no papel depois o aluno assopra um canudinho conduzindo esta tinta para onde desejar, aplicar outras cores desejadas.

PINTURA ESCORRIDA
Colocar várias porções de tinta na sulfite e depois ir virando o papel em várias posições para tinta escorrer pela superfície.

PINTURA COM ESPUMA
Trocar o pincel por um pedaço de espuma, o aluno pode fazer vários movimentos, arrastar a espuma, dando batidinhas variando a quantidade de tinta que pegar.

CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS
Nas atividades acima o aluno pode utilizar as cores primárias para formar as secundárias.

primárias
AMARELO
VERMELHO
AZUL

secundárias
AMARELOVERMELHO = LARANJA  
AMARELO+AZUL= VERDE
VERMELHO+AZUL= ROXO


fonte: http://revistaescola.abril.com.br/arte/fundamentos/como trabalhar-arte-contemporanea-alunos-ensino-fundamental-451181.shtml 
http://amagiadeaprender.blogspot.com.br/2008/07/sequncia-de-artes.html
imagem: http://blogescolaceca.blogspot.com.br/2012_09_01_archive.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine! esse espaço é seu!